Na nossa pele, é comum notar alguns pequeninos buracos, que seriam poros dilatados, os quais não trazem nenhum risco à saúde. Contudo, acaba sendo uma queixa muito frequente nas consultas dermatológicas, por estar associada com a insatisfação sobre o aspecto da pele.

O aparecimento desses poros dilatados, frequentemente está ligado com uma oleosidade excessiva da pele, que tem um aumento na produção de sebo pelas glândulas sebáceas principalmente na face e como consequência, muitas vezes, pode causar acne.

Hábitos como não retirar a maquiagem e mesmo não limpar com mais cuidado a poluição que fica na pele, principalmente nas grande cidade, podem contribuir para a piora da dilatação dos poros. O envelhecimento e a hereditariedade também estão ligados com esse quadro.

Parte importante do tratamento consiste em realizar uma boa limpeza da pele, com produtos adequados ao seu tipo de pele, além de aplicar protetor solar e ácidos prescritos pelo seu dermatologista. Alguns procedimentos como peeling químicos, laser CO2 e microagulhamento podem ajudar no tratamento e melhorar os poros dilatados.

Para que você tenha um tratamento adequado e correto, busque sempre pelo acompanhamento médico com um dermatologista da sua confiança.